English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como identificar Primário e Secundário de um transformador

Olá! nesse post irei mostrar algumas maneiras de se identificar o primário e secundário de um transformador simples. Existem várias maneiras de se fazer essa identificação, primeiramente vou mostrar como fazer isso com o ohmímetro.
ATENÇÃO: Os testes são feitos sempre com o transformador desligado da rede!
Conecte os terminais do ohmímetro nos fios das extremidades do transformador como é mostrado na figura,verifique o valor indicado no ohmímetro, em seguida faça o mesmo com os fios das extremidades do outro lado do transformador, o lado que apresentar maior resistência é o primário, o de menor resistência o secundário!
Veja a figura abaixo:


OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

Também com o mesmo teste pode se detectar quais fios do primário são usados para ligação em 110V ou 220V. Conecte as pontas de prova do ohmímetro como mostra a figura, as duas pontas que apresentarem menor resistência são utilizadas em 110V, as duas dos extremos que apresentam maior resistência são utilizadas na ligação 220V.
Veja a figura abaixo:


OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

Outras maneiras de se fazer a identificação são:
Transformadores, que de um lado os fios são encapados e do outro lado são esmaltados, os fios encapados são do primário, e os esmaltados do secundário.

Olhando por dentro das bobinas do transformador, a de fio de maior espessura é o secundário, e a de menor espessura o primário.

Das maneiras que citei, aconselho a verificação com a utilização do ohmímetro!

Seja um seguidor do blog, compartilhe conhecimento!

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba as atualizações do blog!

Abraços!

Att: Vando

6 comentários:

  1. Boa tarde,

    possuo um blog, e queira saber se podemos fazer uma parceria, você coloca meu blog como parceiro e vice-versa.
    Meu blog: http://roboticlabview.blogspot.com.br/
    Aguardo resposta.

    Att. Camilo de Lellis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camilo tudo bem? visitei seu blog, está muito interessante Parabéns! vou Postar o link do seu blog sim!
      Abraços!

      Att: Vando

      Excluir
  2. Achei um transformador e nos dois lados a resistência cômica e 120ohms em que rede posso ligar 110 ou 220v

    ResponderExcluir
  3. estou tendo dificuldade pra fazer a ligacoes de entrada de energia 220v por que ele tem varios fios de cores diferentes -pr-mr-cin-am-lar-roxo ,pode me ajudar ,quais são os que posso fazer o jamp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Cléber tudo bem? então amigo, é complicado mesmo, na maioria dos transformadores não tem especificação alguma, o jeito é ir medindo a continuidade dos fios, primeiro você tem que ver de onde esse transformador seu foi retirado, caso ele seja de alguma sucata, eu já perdi muitos transformadores na hora de fazer a ligação, pois não sabia de onde ele tinham sido retirados, a maioria que queimou era transformador de saída de áudio, ai já viu né srsrs, mas então primeiro tenta identificar qual é o primário e secundário, quando achar o primário provavelmente os fios para 220v, serão os das extremidades, pois pegara a bobina toda, mas fica difícil eu dar algum palpite com muita certeza srsrs, precisaria ver o trafo, e fazer as medições, sobre as cores, pela minha experiencia muitos não seguem um padrão, tornando mais difícil ainda a conclusão , espero que consiga, qualquer coisa é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir