English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Temporizador com Circuito Integrado 555

Olá! Nesse post vou mostrar um temporizador muito simples, seu componente principal é um NE555, seu tempo pode variar dependendo do valor de C1, com o da imagem que é de 100uf o tempo minimo foi de 2 segundos e o máximo de 4 minutos.O Ajuste do tempo é feito em P1 que é um potênciometro de 1M Ohm. Bastar dar um pulso em SW1 que a contagem começa.
Veja a figura abaixo:



OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

Espero que gostem!

Qualquer duvida deixe um comentário!



Compartilhe nas redes sociais!

Seja um seguidor do blog, compartilhe conhecimento!

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba as atualizações do blog!

Abraços!

Att: Vando


64 comentários:

  1. esse é um circuito legal didatico e o que é melhor
    muito facil de fazer.
    até mais mano!!!

    ResponderExcluir
  2. depois de uns 10 anos eu finalmente consegui montar um desses
    e ja posso morrer feliz pois eu fiz um temporizador.
    Ate mais mano!

    ResponderExcluir
  3. srsrsrsr Parabéns Leonardo! esses temporizadores tem muitas utilidades em nossas bancadas! abraço amigo!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Olá! eu já mudei a imagem, vr1 55% é um potênciometro de 1M Ohm, vr1 é a forma que o livewire representa um potênciometro, no caso ele estava posicionado a 55% do seu valor total, ou seja 55% de 1M Ohm que são 550K Ohms, espero ter respondido sua pergunta, qualquer duvida deixe outro comentário ok amigo! abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  5. oi vando meu nome e fernando sou estudante de eletronica nao
    entendo muito o d 1 e un diodo serto e as duas seta pra baixo oque siguinifica eu quero usar ese bloqueador para bloquear minha moto onde eu coloco o fio da alimentasao que alimenta amoto para asin contar o fusinamento dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando tudo bem? D1 é um led, o led é um diodo emissor de luz, essas duas setas são para representar como se fosse a luz saindo dele,entendeu? não sei bem se esse circuito é aconselhado para ser ligado da maneira que você quer, com ele sua moto irá funcionar por um determinado tempo e depois irá se desligar automaticamente ao termino desse tempo, para ligar na moto teria que ligar um relé na saída do 555,pino 3,junto com um transistor para acionar o relé, ai você teria que ligar um dos fios da ignição nos terminais do relé, eu não entendo de moto, mas acho que seria isso,espero que tenha tirado sua duvida, qualquer coisa deixe outro comentário ok? é sempre um prazer responder aos amigos. abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  6. quanto maior o valor do capacitor , maior o tempo ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, quanto maior a capacitância do capacitor maior será o seu tempo de descarga, mas o valor máximo é 2200uf,com esse valor cheguei nos 45 minutos!

      Excluir
  7. Parabéns, muito bom! Com coisas simples é que se aprende as complexas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tudo bem amigo dancopy? que bom que gostou da postagem fico feliz, concordo com você, o básico orienta nós as coisas mais complexas!

      Abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  8. Olá, Vando estou precisando de um temporizador que seja acionado, mas que, se durante o tempo em que ele esteja atuando eu aperte novamente a chave acionadora, ele interrompa o trabalho. É possível adaptar este projetor para isto?
    Na pratica é o seguinte: ele irá acionar um motor durante determinado tempo, mas se eu acionar o botão enquanto ele estiver como motor ligado, ele irá cortar a alimentação.
    Grato
    Heron

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? Olha nunca montei um circuito como o que você citou, pelo que pensei ou você poderia utilizar 2 chaves, ou utilizar o circuito com uma configuração assim, o mesmo botão que liga, vai desligar o circuito ou seja a cada pulso liga e desliga, agora não sei como, vou dar uma mais uma procurada, se encontrar algo respondo aqui ok!
      Desculpa não poder o ajudar agora, é que realmente não sei rsrs, mais se souber se algo já aviso por aqui blz?

      Abraço!

      Att: Vando

      Excluir
    2. amigo se voce adicionar mais um botão ligando o positivo do capacitor à um resistor e o resitor ao terra, quando pressionar o botão fechando o circuito ou seja conectando o positivo do capacitor ao resistor que por sua vez esta ligado ao terra, estara descarregando o capacitor e consequentemente cortando a alimentação do relé

      Excluir
  9. Olá amigo, eu preciso de um temporizador que receba um pulso negativo para acionar um rele por cerca de 5 a 10 segundos. Lembrando que este pulso negativo vai ficar ligado por tempo indeterminado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdir tudo bem? amigo eu dei uma procurada, veja esses link se algum pode ser útil para o que você necessita, você pode utilizar um transistor no lugar do botão, ai você fará o chaveamento através do seu pulso negativo diretamente na base do transistor.

      http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/156-timers-e-disparadores/2995-cir147.html

      http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/156-timers-e-disparadores/6157-cir1184.html

      Espero que algum o ajude!
      Qualquer coisa é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  10. Boa tarde Vando,
    precisava fazer um temporizador que ativasse uma lâmpada por um período de 12 a 16h. Você conseguiria me ajudar com essa adaptação?
    Obrigada,
    boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia tudo bem? olha dei uma procuradas em sites de nossos parceiros da uma olhada:

      http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/129/

      http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/156-timers-e-disparadores/6157-cir1184.html

      espero que ajude!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  11. Fala vando blz? Estou com um projeto em construção de uma seladora de plasticos, e necessito de um temporizador de cerca de 2 a 10 segundos que sera acionado por um push bottom liberando a passagem de corrente elétrica ate a resistência a aquecendo, e que depois do tempo regulado no potênciometro mesmo com o push bottom pressionado interrompa a passagem de corrente , liberando a corrente so quando o push botom for pressionado novamente, gostaria da sua ajuda , esse seu esquema dara certo pro que pretendo? se não vc sabe de algum que sirva para meu propósito? lembrando que a voltagem que a seladora ira trabalhar sera de 12 v necessitando de cerca de 4 A, desde ja agradeço a atenção abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Éder tudo bem? olha, com esse circuito acredito que de sim, você pode utilizar um relé na saída do 555 para chavear a sua resistência pelo tempo regulado, mas sobre o botão continuar apertado acho que já irá carregar o capacitor outra vez, eu não cheguei a testar assim, mas já que o botão é push botton então acho que não tem problema, se a pessoa ficar com ele pressionado além do tempo é porque ela quer continuar com o aparelho em uso né? ssrs, mas esse circuito é bem simples você pode monta-lo em um protoboard para fazer os testes e ajustes!

      Da uma olhada no site do nosso amigo Newton C. Braga, lá tem vários projetos!

      http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/biblioteca-do-instituto/7386-100-circuitos-com-temporizadores

      eu estou sem o livewire no pc, você pode montar esse temporizador no livewire e simular se o temporizador só vai reativar quando receber o segundo pulso.

      você pode baixar ele aqui:

      http://testandoeletronica.blogspot.com.br/2012/07/simulador-de-circuitos-eletronicos.html

      Espero que tanha ajudado, qualquer coisa é só deixar comentário ok amigo?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  12. Opá foi de grande ajuda sim caro amigo vando, ja abriu minha mente para muitas possibilidades, a idéia de manter o push bottom pressionado, que em minha ideia a seladora seria ativada pelo pedal, ou seja quando o pedal é pressionado ela ira se fechar e ao fechar pressionando o plastico um dos vamos dizer braços que estão exercendo pressão acionara o push bottom aquecendo a resistência e selando o plastico, então o que acontece , o meu proposito seria aquecer esssa resistência por um tempo determinado e depois a desligar mas com os braços pressiondo o plastico para se obter uma selagem mais lisa e uniforme, porque se eu soltar o plastico ele ainda vai estar quente e vai ficar com aqueles fiapos de plastico derretido rs, mantendo o pressionado o plastico ira se resfriar garantindo assim a qualidade da selagem, eu vou usar o programa indicado por vc para fazer os teste e efetuar as possiveis alterações vlw abraços

    ResponderExcluir
  13. boa noite. Vando. sou leigo no assunto, mas seria possivel com este circuito usar um clique no lugar da chave e o circuito acionar um rele de 2 a 10 segundos.
    grato.
    schneider.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Vitinho tudo bem? Eu não entendi, como assim clique? O botão utilizado no projeto é um push button, ele é de pressão ou seja quando solta-lo ele volta a abrir, seria esse o clique que você citou? por favor me explique com detalhes ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  14. Boa tarde Vando,
    gostei muito do blog, visitei para achar uma solução para um trabalho que estou fazendo da faculdade. Na verdade, nem comecei porque não consigo entender o que preciso fazer. É um placar de basquete com contador de tempo e tudo. Se eu especificar, voce consegue me ajudar?
    Aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina tudo bem? Olha só sabendo dos detalhes para saber se posso te ajudar, mas mande e-mail para vpcsuport@gmail.com e me diga com detalhes, estou aprendendo eletrônica, mas se eu poder ajudar farei com maior prazer ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  15. Onde encontro um projeto de temporizador que, ao ser ligado, aciona um relé depois de 0,1 a 0,5 segundo? E ao ser desligado, este temporizador interrompe o relé também. Agradeço a quem puder ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? Olha encontrar um temporizador já com as características que nos necessitamos é meio difícil, o jeito é procurar um parecido e ir alterando o valor do circuito RC (conjunto resistor e capacitor), assim alterando o tempo de disparo ou de atraso, procurei alguns da uma olhada, segue os links:

      http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/156-timers-e-disparadores/2995-cir147.html

      http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/156-timers-e-disparadores/6157-cir1184.html

      espero que o ajude!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  16. Tudo bem? Estou tentando quebrar a cabeça para desenvolver esse projeto porém um pouco mais avançado e se pode me ajudar. Estou fazendo uma flash bang de leds, onde ao disparar ela aguarda 5 seg. com som e led indicativo vermelho e após ela aciona por 15 segundos 20 leds piscando (strobo aleatório), após ela volta a piscar o led vermelho com som para achar no escuro, tentei fazer com o 548 e relé mais não deu certo...o que me diz? Abrs!

    ResponderExcluir
  17. Olá amigo Pietro tudo bem? Eu não entendi bem a ideia de seu projeto, más tem várias maneiras, você pode fazer mais de um temporizador, ou até mesmo utilizar microcontrolador Pic, Acho que com o microcontrolador fica mais fácil, e também você poderia alterar tempos, sequências dos leds etc.. apenas mudando sua programação! eu nunca utilizei circuito com esse intuito, o jeito é ir tentando, fazendo adaptações, mudanças no circuito!

    abraço!

    Att: Vando

    ResponderExcluir
  18. como eu faço para o circuito funcionar com a tensão de 12v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? Você pode alimentar o circuito desse mesmo jeito, pois o ne555 trabalha com tensão de até 15v, então você estará dentro dessa faixa com os 12v!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  19. Obrigado Vando por este diagrama do temporizador 555, esta muito bem explicado.
    Eu já tinha tentado fazer um temporizador vendo noutros diagramas em livros e mesmo aqui em alguns sites, e os que eu vi não estão bem explicados como este. Ate porque nunca eu tinha conseguido fazer, Agora olhando para este e com esta explicação foi fácil do o fazer,
    Muitos parabens e obrigado.
    E gostava de colocar uma questão e ver se me pode ajudar!
    Este temporizador é um temporizador com atraso ao desligar e eu gostava de saber como posso fazer um temporizador com ATRAZO AO LIGAR.
    Desde já o meu muito Obrigado, Abraço
    Ass. Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? fico muito feliz que tenha gostado do post, e muito obrigado pelos elogios!
      Sobre o temporizador com atraso ao ligar, a principio a ideia que venho em minha mente seria colocar um relé na saída do 555, e deixar o led ligado no terminal normalmente fechado do relé, ou seja, assim que você acionasse o temporizador ele iria desligar o led por determinado tempo, e assim que esse tempo acabasse o led iria acender, não sei se expliquei bem, más qualquer coisa é só deixar comentário ok?
      Encontrei alguns circuitos nesse site, mas esta em inglês, da uma olhada:
      http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555.html#29
      veja esses também:
      http://eletronicaxiijao.blogspot.com.br/2007/12/timer-555.html

      espero que ajude!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  20. Ola Vando e mais uma vez venho aqui para agradecer a rapidez com que me respondeu a questão que coloquei ontem do temporizador.
    Com a sua ajuda consegui fazer o temporizador que eu precisava, e os sites que deixou também foram uma boa ajuda, o meu muito obrigado.
    Tive de fazer uma pequena alteração porque eu não queria nenhum led sempre aceso, mas sim que ele se acende-se depois de carregar em sw1 e corrido o determinado tempo.
    Ass. Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? Que bom que conseguiu fazer o temporizador parabéns!
      Qualquer coisa que precisar é só deixar comentário no blog ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  21. ola vando aki eo Jackson blz , queria tirar uma duvida sobre esse temporizador seu , ele funciona em 12v ,tem que fazer alguma alteração ou adicionar algum componente , pois eu precisava que ele funcionasse com 12v e acionasse um rele para acender uma lampada ,seria possível???
    obrigado

    abraco!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Jackson tudo bem? Pode utilizar uma fonte de 12v sim ok!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  22. Boa tarde, Vando. Gostaria de saber qual capacitor deveria utilizar para acionar o circuito em 35 minutos, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? Olha esse circuito não é muito preciso, o jeito é o amigo ir testando com capacitores com capacitâncias maiores, o tempo também vai depender dos resistores utilizado, pois não são de precisão, então sua tolerância pode variar, então vai apenas trocando o capacitor e testando, começe a partir de um capacitor de 470yF ok!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  23. Vando, se eu fizer esse msm ckt porém com um potenciometro de 50k, qual sera a mudanca no ajuste do tempo ? E como faço pra dar o pulso em SW1 ? Obrigado, espero retorno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? alterando o valor do potênciometro você terá mudança no tempo, colocando um potênciometro de 50k o ajuste será menos sensível e a duração será menor. SW1 é um botão de pressão também conhecidos como push button, você dará um clique nele e a partir desse clique a contagem do tempo inicia!
      Espero ter ajudado, qualquer duvida é só deixar comentário ok?,

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  24. tudo bem Vando, gostaria de saber se voçe poderia me ajudar, neste mesmo circuito o que eu poderia implementar para que ele funcionasse de forma ciclica, com 2 leds, acendendo e apagando um de cada vez por um tempo de 15 segundos aprox. valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Josue tudo bem sim e com você? no blog tenho esse post creio que seja o que precisa, da uma olhada:

      http://testandoeletronica.blogspot.com.br/2013/03/pisca-pisca-com-controle-de-velocidade.html

      Qualquer duvida, ou se esse circuito não for o que precisa é só deixar comentário ok?
      Com esse circuito basta você alterar o valor do capacitor para que chegue ao tempo que deseja.

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  25. Olá, eu poderia ligar um rele no lugar do led? e poderia alimentar o ci com 12v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Eduardo tudo bem? pode sim sem problemas!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  26. AMIGO PRECISO UM DESSES PRA TEMPORIZAR A SUBIDA DO VIDRO DO MEU CARRO, MAIS OU MENOS TRES SEGUNDOS, O QUE MUDA E COMO MONTAR, FAVOR DAR UM AUXILIO AI PARCEIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Fernando tudo bem? O tempo varia de acordo com o ajuste feito no potenciometro, seu tempo máximo e minimo vão depender do valor do capacitor C1, você pode estar colocando capacitores com valores diferentes, quanto maior for o valor do capacitor, maior será o tempo de descarga, quanto menor for o valor o tempo também será menor, qual a duvida do amigo sobre montagem? Eu nunca trabalhei com circuito em automóvel rsrs, mais me diga qual a duvida, espero ter ajudado, qualquer duvida é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  27. Olá Vando !
    Você tem este circuito montado
    Se tiver e puder me mandar a imagem real dele montado já agradeço .
    Em questão de acionamento para este circuito , o que é preciso comprar , algum tipo de botoeira , se puder especificar pra mim esta questão .
    E (para este circuito) há/é usado apenas 1 acionamento

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? infelizmente não o tenho montado, na época montei no protoboard para teste, Sobre o botão na minha montagem utilizei um push button (botão de pressão), é só um botão mesmo, você pode utilizar outros tipos de botão, mas ele precisa ser de pressão pois o circuito aciona a contagem apenas com um toque no botão! qualquer duvida é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  28. bom dia amigo esse circuito serve pra colocar em um strobo de 750 watts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? Não sei bem a razão para o amigo ligar em um strobo, mas tudo vai depender como será acionado o strobo, o amigo pode fazer o acionamento por um transistor de potência ou um relé na saída do ci 555, no caso pino 3.O amigo te´ra que utilizar alguma dessas formas de ligação pois o circuito exatamente como na imagem não irá suportar a potência, Espero ter ajudado, qualquer duvida é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  29. Esse circuito serve para acionar uma fita de led ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? Para a finalidade que você precisa, é necessário uma alteração na saída do circuito, você pode ligar um relé, ou usar transistores para fazer o acionamento da fita led! espero ter ajudado, qualquer duvida é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  30. boa noite vando, neste circuito, no lugar do led eu posso colocar um relé cinco pinos e mudar a voltagem do circuito de 9 para 6 volts?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Oswald tudo bem? boa noite, pode sim amigo, esse circuito possibilita varias alterações, é um circuito muito útil e versátil! espero ter ajudado, qualquer duvida é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  31. saudações vando tudo bem? me tire uma duvida por favor, o botão sw1 é daqueles que apertado ele fecha o circuito e quando solda abre o circuito? É um botão de pulso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? isso mesmo o botão é de pulso, ele não tem trava, espero ter ajudado, qualquer duvida é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  32. boa noite vando, para substituir o led D1 por um relé, eu tenho que remover o resistor R2 de 1K também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Abdel tudo bem? Sim, precisa remover o resistor para que tenha tensão suficiente para acionar o relé, qualquer duvida é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  33. Es lo mismo un temporizador que un oscilador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola amigo como estás! Si temporizador y ocilador es lo mismo, envía pulsos con frecuencias determinadas por la configuración de entrada, lo que cambia es cómo usarás este pulso en la salida del circuito integrado del 555, como encender o apagar algo, usarlo como señal de audio en un altavoz y muchas otras cosas, pero son iguales!

      abrazos!

      Att: Vando!

      Excluir