English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mini Alarme

Olá! nesse post vou mostrar um alarme muito simples, mas de grande utilidade, o mesmo é construído com componentes de baixo custo e fáceis de serem encontrados no mercado!
Seu funcionamento acontece da seguinte forma, quando o sensor nf é interrompido, a base do transistor BC337 é polarizada, assim fechando o circuito através do emissor e coletor, disparando o relé de 12v, na saída do relé pode ser ligado uma sirene, lampada, ou outro aparelho eletrônico dependendo da forma que for usar o alarme, sua alimentação é feita com 12v.
O sensor nf pode ser um pedaço de fio qualquer ou algum botão normalmente fechado, o diodo pode ser substituído por qualquer retificador como 1N4001, 1N4002, 1N4004.O alarme também possui um botão para reset!
Veja a figura abaixo:


OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!


Acompanhe nosso canal no youtube para ver projetos como o do vídeo a seguir:




Compartilhe nas redes sociais!

Seja um seguidor do blog, compartilhe conhecimento!


Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba as atualizações do blog!


Abraço a todos!

Att: Vando


4 comentários:

  1. Olá Vando, gostaria se possível mais detalhes sobre esse mini alarme , principalmente na parte de saída, pois nao consegui entender ! abraço obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Fábio tudo bem? O circuito é bem simples, o sensor é um pedaço de fio ligado em serie no circuito, quando esse fio for interrompido, irá acionar um rele, na saída desse rele você pode estar ligando uma sirene, uma lâmpada, ou até mesmo algum tipo de aparelho, o rele funciona como uma chave, assim que o alarme for acionado o rele irá fechar seus contatos, assim ligando o dispositivo ligado em sua saída, era isso sua duvida? espero ter ajudado! se o amigo tiver mais alguma duvida é só deixar comentário ok?

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  2. Meus parabéns montei o esquema na prática e deu certo.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Averaldo tudo bem? muito obrigado! fico feliz que tenha montado o circuito.


      abraço!

      Att: Vando

      Excluir