Os leds possuem um chanfro em um de seus lados, o chanfro representa o catodo ( negativo do led ). Também podemos notar que um dos terminais do led é mais curto, esse também representa o catodo!
Mas quem atua na área de eletrônica sabe que as vezes os leds não vem com essas marcações, no caso componentes piratas ou de fabricantes sem expressão!
Então irei mostrar na próxima imagem algumas características dos leds que nos ajudam a identificar seus terminais.
Veja a figura abaixo:
Como podemos ver na imagem, são apresentadas as características que citei, como a diferença de tamanho nos terminais do led, o chanfro em um de seus lados. e outra que consiste em observar os terminais por dentro do invólucro do led, o terminal dentro do invólucro com maior tamanho representa o catodo!
Essa última observação só é possível ser feita em leds de alto brilho ou de invólucro transparente.
Caso o led adquirido não possua o chanfro, seus terminais sejam de mesmo tamanho, e o led seja de invólucro escuro, então sua identificação só poderá ser feita com o auxilio de um multímetro!
No caso irei mostrar como testar o led em um multímetro digital!
Já que o led é um diodo emissor de luz, seu teste é igual ao feito com diodos comuns, a diferença é que se o led estiver em bom estado, ele irá acender.
Primeiramente seleciones a escala de diodo no multímetro, depois coloque as pontas de prova nos terminais do led, se o led não acender, inverta as pontas de prova, o led tem que acender, se o led não acender em nenhum dos casos, esta com defeito!
Veja a figura abaixo:
OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!
Veja o vídeo abaixo:
Compartilhe nas redes sociais!
Seja um seguidor do blog, compartilhe conhecimento!
Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba as atualizações do blog!
Abraços!
Att: Vando
Eae mano!!!
ResponderExcluirIsso é bom você mostrar por que tem muita gente que
não sabe testar um led.
Muito bom!!!!!
ResponderExcluirMuito obrigado amigo!
Excluirme ajudou muito. obrigado colega.....
ResponderExcluirOlá! eu que agradeço amigo! obrigado pela visita, qualquer coisa ou duvidas é só deixar comentário, o que eu poder ajudar, farei com maior prazer!
Excluirabraço!
Att: Vando
Olá, gostaria de saber o porquê do terminal negativo ser mais curto do que o terminal positivo. Por favor, me tire essa dúvida...
ResponderExcluirOlá amiga Gabrielle tudo bem? Bom até onde eu saiba é só para diferenciar o ânodo do catodo, acho que também possa ter alguma coisa com o processo de fabricação, sei la rssrsr uma alternativa seria como você pode ver na imagem do led, por dentro o anodo é maior que o catodo, quem sabe ele diminuem o terminal do anodo para compensar essa parte maior de dentro, assim gastariam a mesma quantidade de material para fazer cada terminal, só que um é maior por dentro e menor por fora, bom é uma alternativa, mas vendo sites e livros, o que sei é que serve para diferenciar os terminais mesmo! espero ter ajudado, qualquer duvida é só deixar comentário!
Excluirabraço!
Att: Vando
fino!! bem objetivo!!parabens
ResponderExcluirValeu, excelente explicação, deixou muito claro. Forte abraço.
ResponderExcluir